Artigo de Walter Sinnott-Armstrong sobre a necessidade de aprender a argumentar civilizadamente. Muito oportuno para nossos tempos.
Copiei um pequeno trecho. Para a íntegra, use o link
“Muitos dos meus melhores amigos acham que algumas das minhas crenças mais profundas sobre questões importantes são obviamente falsas ou até sem sentido. Às vezes, eles dizem isso na minha cara. Como ainda podemos ser amigos? Parte da resposta é que esses amigos e eu somos filósofos, e filósofos aprendem a lidar com posições na fronteira da sanidade. Além disso, eu explico e dou argumentos para minhas alegações, e eles pacientemente escutam e respondem com argumentos próprios contra as minhas e a favor de suas posições. Ao trocar razões na forma de argumentos, mostramos respeito uns aos outros e nos entendemos melhor. Filósofos são estranhos, então esse tipo de discordância civilizada ainda pode parecer impossível entre pessoas comuns. No entanto, há histórias que dão esperança e mostram como superar grandes barreiras.”
Link para matéria: https://www.nexojornal.com.br/externo/2019/01/05/Aproxime-se-ou%C3%A7a-seja-paciente.-Bons-argumentos-podem-barrar-o-extremismo
© 2018 | Todos os direitos deste material são reservados ao NEXO JORNAL LTDA., conforme a Lei nº 9.610/98. A sua publicação, redistribuição, transmissão e reescrita sem autorização prévia é proibida.