Sociedade do Cansaço. Por Amnéris Maroni

Trago do excelente e discretíssimo blog da Amnéris Maroni, o Ponto de Vista. Nesta postagem ela nos apresenta o pequeno ensaio do filósofo coreano Byung-Chul Han, “A sociedade do cansaço”, em que o autor faz um diagnóstico da sociedade no século XXI. Vale muito a leitura.

Como sempre, copio um trecho (aqui os parágrafos iniciais) e deixo o link para ler a íntegra do texto no blog original.

https://wp.me/p7Jk1o-b4

“Gosto muito desse gênero, o ensaio, e a Sociedade do Cansaço é um primor. O autor faz, inspirando-se em M. Heidegger, uma espécie de diagnóstico da sociedade contemporânea, vale dizer, do século XXI. Estabelece, para isso, uma discussão com vários filósofos: Hannah Arendt, Gilles Deleuze, Giorgio Agamben, Friedrich Nietzsche; todavia, o seu principal interlocutor é Michel Foucault e a sociedade disciplinar, pertinente aos séculos XIX e XX, feita de asilos, hospitais, fábricas, prisões, quartéis e descrita primorosamente em Vigiar e Punir. Na base da sociedade disciplinar o xantóptico: uma metáfora de vigilância do espaço e do tempo para a “produção” de corpos dóceis, produtivos e obedientes. A sociedade disciplinar é uma sociedade da negatividade, dominada pelo não, pela proibição e pela coerção. O verbo modal negativo que a domina é não-ter-o-direito. Sua negatividade gera loucos e delinquentes.

Em muito pouco tempo, sempre segundo Byung-Chul-Han, a sociedade se transformou, a ponto de já não mais denominar-se sociedade disciplinar. Estamos “além” da sociedade disciplinar, estamos vivendo em sociedade de desempenho e nela os sujeitos não mais são os “sujeitos da obediência”, mas “sujeitos do desempenho e produção”. Empreendedores. Para que essa passagem ocorresse uma mudança na estrutura psíquica dos indivíduos se produziu.”

Leia o restante no blog Ponto de Vista: https://wp.me/p7Jk1o-b4

Um comentário em “Sociedade do Cansaço. Por Amnéris Maroni

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s