Para tentar entender o que está acontecendo na Venezuela é indispensável furar o bloqueio midiático e buscar informações para além da narrativa hegemônica construída na mídia ocidental.
Uma perspectiva bastante interessante é a do Pepe Escobar, jornalista brasileiro radicado na Ásia que tem se dedicado à cobertura dos movimentos e interesses geopolíticos de países como Rússia, China, Irã, Índia, Turquia. Segundo ele, com a crise da Venezuela a Guerra 2.0 chegou à América do Sul, “colocando em campo os EUA e seus minions contra os pilares da integração da Eurásia em andamento: Rússia, China, Irã e Turquia.”
Coloco aqui meia dúzia de parágrafos do texto do Pepe Escobar e te deixo o link para ler na íntegra no blog do Alok.
Venezuela: vamos ao que interessa
“Caracas cometeu um pecado capital definitivo aos olhos do excepcionalistão; vender o próprio petróleo evitando o dólar dos EUA ou o comércio controlado pelos Estados Unidos.
…
Mais uma vez vemos a praga dos recursos naturais em andamento. Não se pode permitir que a Venezuela lucre com a própria riqueza nos seus termos; assim, o Excepcionalistão determinou que o Estado venezuelano deve ser destruído.
Na verdade, trata-se de guerra econômica.
Já se pode dizer com certeza que o que está acontecendo em Caracas não é uma revolução colorida, mas promoção de mudança de regime da velha guarda, com o golpe usando as elites “comprador” locais, a instalação de um perfeito desconhecido como “presidente interino”, que parece um menino de coro de Obama, mascarando credenciais de extrema direita.
…
Em um país onde um tanque cheio de gasolina ainda custa menos que uma lata de coca cola, não restam dúvidas que a escassez crônica de comida e remédios nas clínicas do país forçou pelo menos dois milhões de pessoas a deixar a Venezuela. No entanto, a causa principal do sofrimento é o embargo imposto pelos Estados Unidos.
O relator da ONU para a Venezuela, especialista em legislação internacional e antigo secretário do Conselho de Direitos Humanos da entidade, Alfred de Zayas, vai direto ao ponto: muito além de apenas estar engajado na proverbial demonização de Maduro, Washington está em plena “guerra econômica” contra toda a nação venezuelana.“
https://blogdoalok.blogspot.com/2019/02/venezuela-vamos-ao-que-interessa-por.html?m=1