Ainda as táticas de guerra da propaganda bolsonarista: “As Milícias Virtuais usaram o ‘vovô da slime’ para armar uma arapuca contra a esquerda”, por João Filho.

Já fiz postagens anteriores a respeito das técnicas de comunicação do clã Bolsonaro, dando ênfase à dimensão simbólica e a análises semióticas. Já nesta reportagem que estou postando aqui, o autor, tendo como ponto de partida o caso de Nilson Papinho, o vovô youtuber e os ataques virtuais que recebeu, procura desvendar a mecânica do processo de criação de perfis falsos e disseminação de mentiras e desinformação com finalidade política nas redes sociais.

Deixo vocês com o resumo da ópera e a seguir ofereço o link para seguir a leitura e entender o emaranhado cipoal de perfis falsos e fakenews que a propaganda bolsonarista usa para definir a agenda e pautar o debate público.

As Milícias Virtuais usaram o ‘vovô da slime’ para armar uma arapuca contra a esquerda.

“Criaram perfis falsos para fazer acusações falsas. Depois criaram perfis falsos para desmentir. Chegaram até a criar um perfil falso do vovô, que repercutia os desmentidos feitos por um perfil anônimo recém-criado. E, assim, a esquerda e as feministas foram sumariamente condenadas pelo tribunal das redes sociais. Não é possível dizer quem são os criadores dos perfis fakes, mas está claro quem foram os grandes prejudicados pela arapuca armada por eles. O histórico recente das milícias virtuais bolsonaristas na internet não permite que sejamos inocentes. Este é o jeito Steve Bannon de pautar o debate público.

No ano passado, os bolsonaristas implantaram um falso debate às vésperas da campanha presidencial. Durante uma semana, a esquerda foi acusada de ser tolerante com a pedofilia nas redes sociais. Enquanto se fazia um balanço da fracassada intervenção militar no Rio apoiada por Bolsonaro, bolsonaristas pautavam as redes sociais com o tema pedofilia. Como essa e tantas outras, a mesma arapuca foi armada agora para desviar a atenção. Quem vai querer pensar na ligação da família Bolsonaro com o crime organizado carioca enquanto monstros da esquerda estão assassinando a reputação do velhinho mais fofo do Brasil?”

Leia a íntegra aqui.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s