Renato Rovai, editor da revista Fórum, foi até Caracas para olhar de perto a “crise da Venezuela”. Em seu texto na Fórum Rovai compara certas situações da Venezuela com o que existe ou o que ocorreu em países como Honduras, Paraguai, Egito, Índia, Líbia, Iraque, Afeganistão.
Vale a pena conferir. Olha só esta passagem:
A Venezuela se encontra uma situação complicada, mas nem de longe vive numa realidade que justifique uma intervenção externa. Em Honduras e Paraguai, países vizinhos que foram vítimas de golpes recentes promovidos pela direita se vive muito pior.
(…)
Se a Venezuela não for atacada pelos EUA, com a retomada do preço do petróleo e o grande investimento que está sendo feito em soberania alimentar, por exemplo, ela pode retomar um caminho de crescimento e voltar a ser um país muito melhor para ampla maioria do seu povo.
A questão de agora é saber se as ameaças e chantagens de Trump vão se concretizar. Se isso vier a ocorrer, certamente a Venezuela se tornará uma tragédia humanitária, como Afeganistão, Líbia e Iraque. Mas aí deixará de ser notícia, como esses países.
A verdade é que a verdade sobre a Venezuela está longe de ser aquilo que você tem lido e visto nos noticiários. A verdade tem sido assassinada para se conquistar uma imensa reserva petrolífera. E há muita gente boa contribuindo para essa narrativa.”
Para ler na íntegra clique aqui no título A A vida não tá fácil, mas a Venezuela está longe de viver uma calamidade públicavida não tá fácil, mas a Venezuela está longe de viver uma calamidade pública